terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Um dia histórico para o Hip Hop Candango


O dia 05 de dezembro ficará marcado como um dia especialissimo para o Hip Hop candango. Pela primeira vez houve uma premiação aos seus talentosos e talentosas artistas.

Um encontro que propiciou emoção ao reunir os alicerces da cultura no Distrito Federal como GOG, X, DJ Tydoz dentre outros, junto a belíssimas apresentações de promessas e novos artistas como Aborígine, Arsenal do Gueto,Artok, Diga How, Dona Rayla, Suburbano's e Paradigma que dedicou seu show e homenageou a  eterna Dina Di com a música Prova de fogo.

Foram 13 categorias e mais de 150 inscrições dentre Melhor Single à Multiplicaçãoda Revolução, destinada a reconhecer e valorizar ações afirmativas e ativistas dentro do Hip Hop no Distrito Federal.

O evento aconteceu no Museu da República, e pela primeira vez a periferia ocupou aquele espaço, super lotando seu auditório em uma grande celebração aos 04 elementos. Mais que premiar, o Hip Hop Zumbi, segundo a coordenção é um espaço de diálogo e mobilização cidadã, para que em 2011 além de oficinas e premiação o movimento promova coletivamente a Marcha Hip Hop Zumbi.

Foram momentos emocionantes, desde a abertura  de MC Pavão que também foi o Mestre de Cerimônia do evento, dos clássicos tocados por DJ Liso, da palestra do poeta nacional GOG (Menção Honrosa) que abrilhantou a premiação falando sobre a História do Hip Hop candango e seus desafios ao recebimento da última categoria.

O instante em que X (Câmbio Negro) subiu ao palco para receber o prêmio de Reconhecimento fez com que todos e todas se emocionassem e segundo DJ TDZ "Poucas vezes vi X tão emocionado como na hora da premiação".

Ícones do Rap Nacional como DJ Raffa, venceu o prêmio Raiz e Essência por toda sua militância cultural em Brasília e GOG recebeu Menção Honrosa por levar o DF a todo país em uma poesia contudente, além de ser mais uma página na Literetura Popular Periferica com o livro A rima Denúncia.

Com uma dinâmcia incrível que ia da recepção de cada visitante do Museu, da iniciativa e autonomia de promoção deste evento sem "apoio estatal" ou bandeiras partidárias o Coletivo ArtSam / Fábrica de Monstro, com apoio da ONG Família Hip Hop (vencedores do Prêmio Preto Ghoez) e Frente Candanga de Hip Hop Contra a Corrupção demonstraram manter viva a essência da cultura e agir com o profissionalismo que a mesma exige.

Para visualizar as fotos do eventos clique AQUI.

Parabenizamos a todos inscritos e inscritas, vencedores e vencedoras.

Apoio:
Rede de educação cidadã
Museu da República
Instituto Brasil Vivo
WR Camiseteria

Prêmio Hip Hop Zumbi 2010: Reconhecimento e Militância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário